Santa Bárbara celebra tradição e sabor no 7º Concurso de Queijo do Entre Serras da Piedade ao Caraça
Evento integra programação do 47º Torneio Leiteiro e visa fortalecer a economia local, além de preservar a cultura gastronômica regional.
Publicado em 09/07/2025 10:39
Ontem (08), Santa Bárbara viveu um verdadeiro encontro de sabores, tradição e orgulho regional com a realização do VII Concurso de Queijo Minas Artesanal da Região do Entre Serras da Piedade ao Caraça. O evento, realizado no Memorial Affonso Penna, foi promovido pela Prefeitura de Santa Bárbara, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Agropecuária, em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG).
Integrando a programação oficial do 47º Torneio Leiteiro e 31ª Cavalgada de Santa Bárbara, o concurso teve como objetivo valorizar a produção artesanal, fortalecer a economia local e preservar a rica cultura gastronômica da região. Um verdadeiro tributo ao homem do campo, à sua dedicação e aos saberes passados de geração em geração.
Encontro de sabores e tradição
Nove produtores regionais participaram do concurso, representando com excelência os sabores do Entre Serras da Piedade ao Caraça. Todos passaram por uma avaliação criteriosa, conduzida por uma comissão julgadora de especialistas renomados. Conheça os participantes:
- Bárbara Mapa da Fonseca - (Caeté);
- Delmar Nunes de Macedo – (Caeté);
- Geraldo dos Santos Ferreira – (Bom Jesus do Amparo);
- Gustavo Miguel Magalhães – (Caeté);
- José Célio dos Santos – (Santa Bárbara);
- Marilene de Fátima Barcelos Lorenzato - (Santa Bárbara);
- Marcos Aurélio de Cássia Franco – (Caeté);
- Maurício Feliciano Guedes - (Santa Bárbara);
- Renilda Aparecida Fonseca – (Caeté).
Avaliação técnica e excelência
A comissão julgadora foi composta por profissionais de alto nível técnico e profundo conhecimento em queijos e alimentos:
- Christiano Vieira Pires, da Universidade Federal de São João del-Rei - Campus de Sete Lagoas.
- Cláudia Freire de Andrade Morais Penna, da Universidade Federal de Minas Gerais – Campus Belo Horizonte;
- Fernanda Faria Quadros, da Emater/MG;
- Frederico Dutra da Silva – Consultor de Queijos;
- Rafael Bombachi, do Instituto Mineiro de Agropecuária.
A avaliação ocorreu em um espaço exclusivo de julgamento, onde os queijos foram analisados com base em rigorosos critérios técnicos, que levaram em conta sabor, textura, aparência e qualidade do processo artesanal.
Cultura e patrimônio
Durante o evento, o público também teve acesso à palestra “Queijo Minas Artesanal - Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO”, ministrada pela gerente de Patrimônio Cultural Imaterial do IEPHA-MG. Uma segunda palestra também foi realizada, com Maciel Ramos Moraes, vencedor do Concurso do Queijo Minas Artesanal da região Campo das Vertentes - edição 2025. Durante a conversa, Maciel compartilhou um pouco de sua história e reforçou a importância da produção artesanal para a identidade cultural de Minas Gerais.
O encerramento foi marcado por um coquetel especial oferecido pela Prefeitura de Santa Bárbara, com todos os pratos elaborados à base dos queijos artesanais produzidos na região. Um momento de celebração que homenageou todos os envolvidos na cadeia produtiva do Queijo Minas Artesanal — do produtor ao consumidor. Assim, Santa Bárbara segue valorizando suas raízes e promovendo o que temos de melhor.
por Comunicação Social