Ações educativas em Santa Bárbara marcam o Dia Mundial da Conscientização do Autismo
Os eventos ofereceram apoio emocional, dicas de cuidado e conscientização sobre o TEA.
Publicado em 03/04/2025 14:05 - Atualizado em 03/04/2025 14:12
O bem-estar e o cuidado com a saúde mental da comunidade são pilares da Prefeitura de Santa Bárbara. No Dia Mundial da Conscientização do Autismo, celebrado ontem (02), a atual gestão organizou uma roda de conversa na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Tenente Carlos. Além disso, outras ações foram realizadas ao longo do dia, como uma blitz educativa e um seminário informativo na cidade de Itabira.
Com o tema “Cuidar de Quem Cuida”, a roda de conversa teve como principal objetivo refletir sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras condições, focando especialmente nos pais e mães atípicos que, muitas vezes, enfrentam desafios emocionais e psicológicos em seu caminho. Durante o evento, os participantes compartilharam suas experiências e aprendizados, criando um espaço de apoio e compreensão. O ambiente acolhedor permitiu que todos se sentissem ouvidos e amparados, ao mesmo tempo que buscaram dicas para lidar com o TEA e outras condições.
A conversa também contou com dinâmicas que auxiliaram no cuidado emocional e físico dos participantes. Técnicas como massagem e aromaterapia foram apresentadas como formas de aliviar o estresse e promover o bem-estar, oferecendo um momento de cuidado e reflexão.
Blitz educativa e seminário em Itabira
Para complementar as comemorações desse dia tão especial, a Secretaria Municipal de Saúde participou de uma blitz educativa, organizada pela Associação das Mães Atípicas, no centro de Santa Bárbara. A ação levou o tema para ainda mais pessoas, contribuindo com o aumento da conscientização sobre o TEA.
Por fim, a equipe de saúde de Santa Bárbara também esteve presente no “I Seminário Funcesi Azul – Autismo: Entender Para Acolher”, evento organizado pelo Instituto Social Actus e pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde do Centro Leste (Ciscel) em Itabira. O seminário visou sensibilizar a população sobre os desafios e as potencialidades das pessoas com TEA, incentivando práticas inclusivas.
por Comunicação Social